terça-feira, 15 de março de 2011

Secretário da Habitação afirma compromisso para construção de moradias em Carapicuíba e autoriza ordem de serviço para regularização de 30 núcleos


O presidente da CDHU, Marcos Penido, o secretário estadual da Habitação, 
Silvio Torres, e o prefeito Sergio Ribeiro Silva (à dir.). 


A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano vai construir 100 novas moradias na cidade de Carapicuíba. O compromisso foi firmado pelo secretário estadual da Habitação, Silvio Torres, durante reunião realizada hoje, dia 15, com o prefeito Sergio Ribeiro Silva. Na ocasião, eles falaram sobre os futuros projetos habitacionais que a prefeitura pretende implantar na cidade e sobre a regularização fundiária. O encontro foi acompanhado pelo deputado estadual, Isac Reis. 

O prefeito expôs ao secretário e ao presidente da CDHU, Marcos Penido, que acompanhou o encontro, todos os problemas habitacionais que a cidade enfrenta, dando ênfase para os casos de favelas e áreas de risco. Apresentou várias áreas, que a prefeitura está adquirindo, para futuras construções habitacionais. “Nossa proposta é desapropriar áreas para remover as famílias, principalmente as que moram em locais de risco”, disse. 

Ele ainda falou do convenio assinado entre a CDHU e a Prefeitura na gestão passada, para a construção de 728 novas unidades, sendo 196 no empreendimento Pequiá e 532 na área Tambory. O secretário Silvio Torres reafirmou o compromisso. “Vamos dar continuidade ao projeto”, disse ele.

Para a construção das 100 novas moradias na Estrada do Jacarandá, a CDHU aguarda a doação do terreno e o projeto por parte da prefeitura. “Estamos aguardando os documentos, mas já está autorizado”, informou Torres. Essas unidades serão destinadas às famílias que moram em área de risco no bairro do Barracão, cadastradas pela Defesa Civil.

O prefeito também falou sobre a regularização fundiária. O município está sendo contemplado com o Programa Cidade Legal da CDHU, que vai regularizar 43 núcleos habitacionais. O secretário, na reunião, autorizou também a emissão da Ordem de Serviço para a regularização de 30 núcleos, que já foram analisados.  O prefeito afirmou que com a regularização, o município aumentará a sua receita e as famílias terão a escritura definitiva dos seus imóveis.  

Informações para a imprensa. SH/CDHU - Comunicação Social Fones: (11) 2505.2035/2490
Foto: JM Pereira

Governo e Prefeitura de São Bernardo do Campo estudam novas ações para atender demanda habitacional da cidade


Parceria entre as esferas governamentais vai promover construção de novas moradias e regularização de bairros já consolidados

O secretário estadual da Habitação, Silvio Torres,
e o prefeito Luiz Marinho, durante reunião em São Paulo

O Governo do Estado e a Prefeitura de São Bernardo do Campo vão estudar novas ações para atender a demanda habitacional do município. A parceria foi fechada hoje, dia 15, pelo secretário estadual da Habitação, Silvio Torres, e o prefeito Luiz Marinho, durante reunião em São Paulo. Entre os assuntos tratados, eles falaram sobre a viabilização de novos empreendimentos, regularização fundiária e o prosseguimento dos projetos em andamento.
Em São Bernardo do Campo, a CDHU já entregou 3 mil moradias e atendeu 31 famílias por meio de cartas de crédito para aquisição de imóveis novos ou usados. Estão em construção outras 230 moradias e há compromissos firmados para a viabilização de mais 2.185 imóveis.
O prefeito Luiz Marinho disse que é importante dar continuidade aos trabalhos com a participação do governo estadual para ampliar o atendimento às famílias de baixa renda. “Queremos que a CDHU seja parceira também nos projetos que estamos desenvolvendo com o Governo Federal”, disse Marinho.
O secretário Silvio Torres disse que a cidade de São Bernardo do Campo pode contar com o apoio do Governo do Estado para reduzir a demanda habitacional do município. “Pode contar com o nosso apoio”, frisou, destacando que a prioridade do governador Geraldo Alckmin é construir cerca de 20 mil novas unidades este ano para atender famílias com renda de até três salários e que morem em área de risco.
Na reunião, o secretário também autorizou a ordem de serviço para iniciar os trabalhos de regularização de 35 núcleos pelo Programa Cidade Legal. Por meio do programa, a Secretaria de Estado da Habitação oferece apoio técnico às prefeituras para a regularização de parcelamentos do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais, localizados em área urbana ou de expansão urbana. Ao todo serão regularizados 278 núcleos em São Bernardo Campo, beneficiando mais de 100 mil famílias.  

Informações para a imprensa. SH/CDHU - Comunicação Social
Fones: (11) 2505.2049
Foto: Clóvis Deangelo